30 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Saúde Pública

 ISSN 0870-9025

PEREIRA, Maria Isabel; SOUSA, Bruno de; COELHO, Anabela    FERRINHO, Paulo. Comparação dos utentes do antigo Hospital do Desterro com os utentes do Hospital de São José no acesso à consulta de Medicina Interna: Parte II: diferenças em acesso realizado. []. , 30, 1, pp.18-34. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2011.10.001.

Cenário: Na sequência do encerramento do Hospital do Desterro (HD), é focada a atenção na integração do seu serviço de Consulta Externa de Medicina Interna (MI) no serviço de MI do Hospital de São José. Objetivos: O objetivo geral deste estudo é, nesta segunda parte, comparar o acesso realizado à consulta externa de MI do Hospital de São José (HSJ) dos utilizadores da consulta externa de MI do HD (nos 3 meses que antecederam a transferência do serviço) com o dos sujeitos que já eram utilizadores da consulta externa de MI do HSJ, antes da integração de serviços. População e métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e analítico, optando-se pelo método de amostragem aleatória proporcionalmente estratificada dos 2 grupos em estudo, de acordo com o género e idade da população previamente analisados e de dimensão igual a 256 elementos, para cada um dos grupos. A colheita de dados foi realizada através da aplicação de um questionário por via telefónica, aos 2 grupos de sujeitos, sendo esta antecedida pelo envio de uma carta registada com aviso de receção explicando os contornos do estudo. Foi realizada a análise dos dados comparando os 2 grupos através do teste de homogeneidade do qui-quadrado, ANOVA one-way e regressão ordinal. Principais resultados: São sugeridas diferenças estatisticamente significativas no acesso realizado entre o grupo I (HD) e o grupo II (HSJ) nomeadamente no que toca ao número de consultas marcadas em 2008 no HSJ a que o utente não compareceu, à perceção sobre a qualidade do atendimento pelo administrativo, ao tempo de espera antes da consulta, ao nível de qualidade percebida acerca das informações recebidas pelo médico sobre o seu próprio estado de saúde, ao envolvimento na decisão terapêutica, ao cumprimento das expetativas, à qualidade global percebida, à satisfação global, à lealdade e à probabilidade de recomendação do serviço de MI do HSJ a familiares, amigos ou colegas. Conclusão: O encerramento do HD e a consequente transferência da consulta de MI para o HSJ teve um efeito negativo em importantes componentes de acesso realizado, como sejam a utilização de serviços, a qualidade percebida sobre o serviço prestado, a satisfação, a lealdade e a recomendação a familiares, amigos ou colegas.

: Acesso a serviços de saúde; Acesso realizado; Utilização de serviços de saúde; Qualidade percebida; Encerramento do Hospital do Desterro.

        ·     · |     · ( pdf )