33 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Saúde Pública

 ISSN 0870-9025

ARAUJO, Sandra Rodrigues et al. Cumprimento de capitações escolares no distrito de Viana do Castelo: avaliação 2009/2012. []. , 33, 2, pp.148-156. ISSN 0870-9025.

^lpt^aIntrodução: O almoço escolar, sendo uma das principais refeições do dia alimentar das crianças e jovens, assume um papel preponderante no aporte das suas necessidades energéticas e nutricionais, bem como no desenvolvimento de comportamentos alimentares e estilos de vida saudáveis. O Projeto de Otimização das Dietas Escolares (P0DE) pretende atuar nas escolas do distrito de Viana do Castelo com o objetivo de garantir a oferta de refeições variadas e nutricionalmente equilibradas. Objetivo: Constitui propósito do presente trabalho averiguar o cumprimento das capitações estabelecidas pelo P0DE nas escolas aderentes ao mesmo, utilizando dados referentes a 3 anos letivos. Metodologia: Foram analisadas 323 refeições fornecidas em 9 escolas, procedendo‐se ao cálculo do desvio relativo entre as capitações oferecidas às crianças e as capitações estipuladas pelo P0DE. Resultados: Os resultados mostraram um défice no fornecimento de peixe e guarnição de hortícolas, bem como uma excessiva oferta de carne, guarnição de cereais e derivados, tubérculos e leguminosas, sal de adição e gordura de adição no prato. Relativamente ao desvio médio da refeição completa à referência (RMSD), encontraram‐se diferenças estatisticamente significativas nas capitações entre diversos tipos de ementas, métodos de confeção e escolas. Conclusões: Este trabalho demonstra que a simples definição de capitações não garante o adequado aporte nutricional das refeições, sendo crucial uma monitorização contínua.^len^aIntrodution: The school lunch, being one of the main meals of the daily children and young people food intake, plays a very important role in the contribution of their energetic and nutritional needs, as well as in the development of food behaviours and healthy life styles. The Project of Optimization of School Diets (Projeto de Otimização das Dietas Escolares-P0DE) intends to act in the schools of the Viana do Castelo district with the objective of ensuring the offer of varied and nutritionally balanced meals. Aim: The purpose of this work is to evaluate the accomplishment of the portions established by the P0DE in the schools that joined the project, using data that refer to three school years. Methodology: 323 meals provided in nine schools have been analysed, proceeding to the calculation of the relative deviation between the quantities of food portions offered to the children and the quantities established by the P0DE. Results: The results showed a deficit in the supply of fish and vegetables, as well as an oversupply of meat, cereals and cereals products, potato and pulses, added salt and added fat in the dish. Concerning the mean deviation of the full meal to the reference (RMSD), significant statistical differences between several types of menus, preparation methods and schools were found. Conclusions: This work shows that the simple definition of portions doesn't ensure the appropriate nutritional contribution of meals, thus being crucial a continuous monitoring

: .

        · | |     · |     · ( pdf )