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Revista Portuguesa de Saúde Pública

 ISSN 0870-9025

CARDOSO, Ana Filipa; QUEIROS, Paulo    RIBEIRO, Carlos Fontes. Intervenções para a aquisição do autocuidado terapêutico da pessoa com diabetes mellitus: revisão sistemática da literatura. []. , 33, 2, pp.246-255. ISSN 0870-9025.

^lpt^aA prevalência da diabetes em Portugal é de 13,0%, refletindo‐se em onerosos custos, que traduzem a forma como cada pessoa se relaciona com a doença. A aquisição de capacidades de autocuidado terapêutico é uma das respostas sobre as quais recaem inúmeras intervenções desenvolvidas por profissionais de saúde. Porém, não existe sistematização sobre intervenções que possam ser globalmente aceites para a prática clínica. Com o objetivo de validar que intervenções têm impacto no desenvolvimento de capacidades de autocuidado, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, segundo a metodologia do Prisma Statement®, tendo sido selecionados 36 artigos, com base em critérios pré‐definidos, considerando a bibliografia publicada entre janeiro de 2006 e novembro de 2013, acedidos através da plataforma eletrónica Medline e outras integradas em ESBSCOhost. A evidência enfatiza que é necessária maior centralidade na pessoa, nas suas características pessoais e no significado que atribui à doença ou a forma como a posiciona na sua vida. Intervenções culturalmente desenhadas, diabetes nurse case management, nurse telefone follow‐up, apoio provido por pessoas de referência (role‐model), são algumas das intervenções consideradas como tendo maior impacto em ganhos em saúde. Foram demonstrados os benefícios de programas criados conjuntamente por pessoas com diabetes e profissionais de saúde, que incluam abordagens interativas e de resolução de problemas. Os enfermeiros são os profissionais mais vezes considerados como principais facilitadores do apoio educativo, bem como do autocuidado.^len^aIn Portugal, diabetes has a prevalence of 13.0%, implying huge costs which reflect how each person relates to the disease. Many interventions developed by health care professionals focus on the acquisition of therapeutic self‐care skills. However, there is no systemization of interventions which may be overall accepted in clinical practice. With the aim of validating which interventions have an impact on the acquisition of self‐care skills, a systematic literature review was conducted following the Prisma Statement® methodology. A total of 36 articles were selected based on predefined criteria and among the studies published between January 2006 and November 2013 and accessed through Medline and other databases using ESBSCOhost. The evidence emphasizes the need for greater focus on the person, their personal characteristics, the meaning they assign to the disease or how they position it in their lives. Culturally designed interventions, such as diabetes nurse case management, nurse‐led telephone follow‐up and support provided by reference people (role‐model), are some of the interventions with greater impact on health gains. The benefits of programs co‐created by patients and health care professionals, which include interactive and problem‐solving approaches, were demonstrated. Nurses are the professionals who are more often considered as major facilitators of educational support and self‐care.

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