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Revista Portuguesa de Saúde Pública

 ISSN 0870-9025

MARQUES, Adilson et al. Identificação de padrões de atividade física e comportamentos sedentários em adolescentes, com recurso à avaliação momentânea ecológica. []. , 34, 1, pp.38-45. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.10.003.

^lpt^aObjetivos O conhecimento dos níveis de atividade física e dos comportamentos sedentários dos adolescentes é importante para que as intervenções no âmbito da promoção da saúde possam estar de acordo com a população-alvo. Assim sendo, o objetivo do estudo foi descrever a prática de atividade física, os comportamentos sedentários e diferentes perfis comportamentais de adolescentes citadinos. Métodos Participaram no estudo 651 adolescentes (273 rapazes e 378 raparigas), com idades compreendidas entre os 12-14 anos, que frequentavam 4 escolas do ensino público em Lisboa. Os dados foram recolhidos através de fichas de registo diário de avaliação momentânea ecológica, com intervalos de 15 minutos. Resultados Nos dias de semana, estudar foi o comportamento mais praticado (rapazes 114,5 min/dia; 11,3%, raparigas 135,4 min/dia; 13,1%); seguido de ver televisão (rapazes 97,8 min/dia; 9,6%, raparigas 59,7 min/dia; 5,8%); usar o computador, para os rapazes (42,7 min/dia; 4,2%), e falar com amigos (31,5 min/dia; 3%), para as raparigas. Rapazes e raparigas dedicaram 40,9 min/dia (4%) e 24 min/dia (2,3%) a praticar atividade física, respetivamente. No fim-de-semana, para os rapazes destacou-se o tempo a ver televisão (145,8 min/dia; 13,5%) e usar o computador (136,6 min/dia; 12,9%), e para as raparigas estudar (144,3 min/dia; 13,1%) e ver televisão (133,5 min/dia; 12,2%). Com base nos comportamentos mais praticados, foram traçados 3 perfis dos adolescentes. Para os rapazes destacaram-se: 1) pouco ativos, pouco dedicados aos estudos, mas que passavam muito tempo no computador, a ver televisão e a conversar com amigos (n = 63); 2) dedicados aos estudos, não praticavam atividade física e viam pouco a televisão e o computador (n = 126); 3) fisicamente ativos, muito tempo a ver televisão e pouco dedicados aos estudos (n = 84). Para as raparigas destacaram-se as: 1) fisicamente ativas, que passavam pouco tempo a estudar e a ver televisão (n = 28); 2) que passavam muito tempo a estudar e conversar com os amigos e pouco ativas (n = 77); 3) as que passavam muito tempo a ver televisão e pouco tempo a conversar com os amigos e a praticarem atividade física (n = 273). Conclusão As raparigas apresentaram níveis de atividade física inferiores aos rapazes. Os rapazes, apesar de apresentarem níveis mais elevados de atividade física do que as raparigas, apresentaram igualmente níveis mais elevados de comportamentos sedentários. Estes dados sugerem que é possível ser considerado fisicamente ativo e passar muito tempo em comportamentos sedentários. Isso deve ser considerado no planeamento de intervenções com vista a promover estilos de vida ativos e saudáveis junto dos adolescentes.^len^aPurpose The knowledge of physical activity levels and sedentary behaviour of adolescents is important, so that interventions to promote health have to be in accordance with the target population. Therefore this study aimed to examine the prevalence and clustering of physical activity and sedentary behaviours among urban adolescents. Methods The study comprised a total of 651 adolescents (273 boys and 378 girls) aged 12-14, from 4 public urban schools. Ecological Momentary Assessment was used to measure sedentary behaviours and physical activity, using 15 minutes time intervals. Results On weekdays, studying was the activity on which adolescents spent more time (boys 114.5 min/day, 11.3%; girls 135.4 min/day, 13.1%). Followed by television (TV) (boys 97.8 min/day, 9.6%; girls 59.7 min/day, 5.8%), computer use (boys 42.7 min/day, 4.2%), and talking with friends (girls 31.5 min/day, 3%). On average boys practiced 40.9 min/day (4%) and girls 24 min/day (2.3%) on physical activity. On weekend days, the most consuming leisure time was TV (145.8 min/day, 13.5%) and computer use (136.6 min/day, 12.9%) for the boys, and studying (144.3 min/day, 13.1%) and TV (133.5 min/day, 12.2%) for the girls. Based on these behaviours three meaningful cluster solutions were found both for boys and girls, respectively. For the boys: cluster 1) less actives, spent less time studying, but spent more time watching TV and on the computer (n = 63); cluster 2) devoted more time studying and spent less time on physical activity, watching TV and using computer (n = 126); cluster 3) actives, spent less time watching TV and studying (n = 84). For the girls: cluster 1) actives, less time studying, watching TV and using computer (n = 28); cluster 2) devoted to studies, sociable and non-actives (n = 77); cluster 3) much time watching TV, non-sociable and non-actives (n = 273). Conclusion Girls were less active than boys. Despite having higher levels of physical activity than girls boys also presented higher levels of sedentary behaviours. These data suggest that it is possible to be considered physically active and spend a lot of time in sedentary behaviours. This should be considered in intervention programs aimed to promote active and healthy lifestyles among adolescents.

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