Revista Portuguesa de Saúde Pública
ISSN 0870-9025
RODRIGUES, Ana; QUEIROS, Ana PIRES, Carlos. A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidados sociais e de saúde. []. , 34, 3, pp.292-304. ISSN 0870-9025. https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.08.001.
Exploramos as relações entre o marketing interno (MI), a satisfação no trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o desempenho profissional. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado aos colaboradores de uma organização que presta cuidados sociais e de saúde, no norte de Portugal. Usámos a metodologia de análise de modelos de equações estruturais. O MI influencia positivamente a satisfação com a remuneração no trabalho e o CO. A satisfação tem um impacto positivo no comprometimento. O CO influencia positivamente o desempenho. Não existe relação entre o MI e o desempenho. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação com a remuneração no trabalho e o desempenho profissional.
: Marketing interno; Satisfação no trabalho; Comprometimento organizacional; Desempenho profissional; Cuidados sociais; Cuidados de saúde.