30 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MENDES, C.; FERRAZ-DE-OLIVEIRA, M. I.; RIBEIRO, T.    D'ABREU, M. C.. Estimativa da ingestão e digestibilidade de erva e bolota em porcos alentejanos pela técnica dos n-alcanos. []. , 30, 1, pp.198-204. ISSN 0871-018X.

Com o objectivo de estimar, em porcos Alentejanos, a ingestão e a digestibilidade de erva e bolota, foi realizado um ensaio utilizando n-alcanos de cadeia longa como marcadores fecais. Oito animais, alojados em caixas metabólicas, distribuídos aleatoriamente em 2 grupos de 4 animais cada, foram sujeitos a dois tratamentos. Cada animal do grupo 1 recebeu um bolinho por dia, contendo 100 mg de C32 e 150 mg de C36 e do grupo 2, dois bolinhos por dia contendo 50 mg de C32 e 75 mg de C36. Os animais foram alimentados com erva e bolota ao longo de todo o ensaio. A ingestão e a digestibilidade da dieta foram determinadas individualmente, através da medição das quantidades de alimento ingeridas e de fezes produzidas durante 5 dias e estimadas através da utilização da técnica dos n-alcanos. As estimativas da digestibilidade feitas através da utilização dos n-alcanos naturais C25 e C27 permitiram a obtenção de resultados muito próximos das medições in vivo. Os C29 e C31, em combinação com os nalcanos artificiais (C32 e C36), forneceram as estimativas da digestibilidade mais próximas da determinada, sendo os pares C29:C32 e C29:C36 os que forneceram as melhores estimativas para a ingestão. A administração dos C32 e C36 uma ou duas vezes por dia não demonstrou ter qualquer influência nas estimativas realizadas. A composição da dieta (bolota e erva), estimada pelos n-alcanos, apresentou valores próximos dos medidos in vivo, sendo as melhores estimativas dadas pelas combinações dos n-alcanos C29 e C31.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License