30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

RIBEIRO, H. M.; VASCONCELOS, E.; RAMOS, A.    COUTINHO, J.. O comportamento de pés-mãe de Eucalyptus globulus Labill. sujeitos a diferentes níveis de azoto e potássio. []. , 30, 2, pp.87-97. ISSN 0871-018X.

Nos sistemas de propagação vegetativa de plantas o estado nutricional dos pés-mãe é determinante para o sucesso do enraizamento das estacas que estes originam. Como tal, a recente implementação, em Portugal, da técnica de propagação vegetativa de Eucalyptus globulus Labill. ssp. globulus por enraizamento de estacas caulinares, justifica plenamente o estudo da fertilização de pés-mãe desta espécie e o seu efeito no enraizamento das estacas. Assim, e com o objectivo de avaliar o efeito do azoto e do potássio no crescimento de pés-mãe de E. globulus e no enraizamento das estacas obtidas, foi instalado um ensaio de fertilização que decorreu durante um período de 2 anos. No ensaio utilizaram-se 2 clones desta espécie (HD161 e CN5) e testaram-se 6 modalidades de fertilização, correspondentes à combinação de 3 níveis de azoto (50, 100, 200 mg N L-1) e 2 de potássio (50 e 100 mg K L-1) na solução nutritiva utilizada. No primeiro ano de crescimento (1998) os pés-mãe foram sujeitos a uma poda de formação, tendo-se avaliado a biomassa recolhida. No segundo ano (1999), para além da biomassa recolhida, determinou-se também o número de estacas produzidas por pé-mãe e a capacidade de enraizamento dessas estacas. Com o delineamento experimental utilizado não se observaram, em todos os parâmetros avaliados, diferenças significativas entre os dois níveis de potássio, nem interacções significativas entre o potássio e os restantes factores em estudo. Relativamente ao azoto, a análise dos dados obtidos permitiu concluir que o aumento da concentração de azoto na solução nutritiva, de 50 para 200 mg L-1, originou aumentos significativos da biomassa recolhida nas podas, da produção de estacas e da percentagem de enraizamento das estacas, contrariando a ideia que o aumento da disponibilidade de azoto pode conduzir uma redução do enraizamento. Os resultados permitem assim concluir que o azoto é determinante para o crescimento dos pés-mãe de E. globulus e para o sucesso do enraizamento das suas estacas, devendo a fertilização azotada destas plantas ser sujeita a um cuidado trabalho de optimização.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License