30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

BRITO, L. M.; AMARO, A. L.; FERNANDES, A. S.    MOURAO, I.. Influências físicas sobre características químicas na compostagem da fracção sólida de chorume de bovinos leiteiros. []. , 30, 2, pp.98-108. ISSN 0871-018X.

As características físicas das pilhas de compostagem da fracção sólida do chorume (FSC) são responsáveis pela criação de condições aeróbias ou anaeróbias e determinam a actividade metabólica e a temperatura no interior das pilhas. Aqui, a FSC de duas explorações leiteiras foi compostada em pilhas com e sem volteio, com o volume de 5 m3 no interior de um túnel, cobertas com um filme de polietileno, ou descobertas, e com o volume de 15 m3 no exterior do túnel, cobertas com um filme de polietileno, ou com uma tela geotextil que não permite a infiltração de água mas permite as trocas gasosas. As pilhas cobertas com tela geotextil e as pilhas descobertas atingiram temperaturas mais elevadas na fase termófila da compostagem em comparação com as pilhas cobertas com polietileno porque beneficia-ram com a difusão do oxigénio. Quando cobertas com polietileno as temperaturas mais baixas registaram-se nas pilhas com a FSC que possuía inicialmente maior teor de humidade. As características físicas como a temperatura, humidade e arejamento das pilhas foram comparadas periodicamente durante a compostagem com características químicas dos compostados, designadamente, pH, condutividade eléctrica, matéria orgânica, azoto Kjeldahl e razão C/N. Relacionaramse as perdas de matéria orgânica durante a compostagem com a concentração de N no material compostado, verificando-se que a FSC pode ser compostada com perdas mínimas de N em pilhas estáticas com um número reduzido de volteios.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License