30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

RAIMUNDO, F.; FONSECA, S.; MARTINS, A.    MADEIRA, M.. Avaliação das propriedades físicas e químicas do solo sujeito a diferentes sistemas de mobilização em soutos do Nordeste Transmontano . []. , 30, 2, pp.246-261. ISSN 0871-018X.

Avaliaram-se várias propriedades físicas e químicas do solo de soutos do Nordeste de Portugal em que foram experimentados, a partir de 1996, quatro sistemas de preparação do solo: (a) mobilização tradicional (MT) com escarificador, (b) mobilização com grade de discos (GD), (c) instalação de pastagem semeada de sequeiro (PS) e (d) não-mobilização com vegetação herbácea espontânea (NM). Até 2004 observou- -se que a massa volúmica aparente do solo foi significativamente superior nos tratamentos NM e PS do que no MT, imediatamente após as mobilizações, pois poucos meses depois essa diferença esbate-se. Os tratamentos GD, PS e NM induziram a um acréscimo da resistência à penetração na camada superficial do solo (0-12 cm); comparativamente ao tratamento MT; o tratamento GD, por seu turno, determinou menor compactação do solo do que os tratamentos NM e PS somente até 3 cm de profundidade. A concentração de N mineral do solo, até 15 cm de profundidade, atingiu os menores valores no tratamento NM; o tratamento MT apresentou um forte aumento dessa concentração no período posterior à execução das mobilizações. Os teores de C orgânico, P e K extraíveis, Ca, Mg, K, acidez e Al de troca e os valores de pH não foram, na generalidade, influenciados significativamente pelos tratamentos, considerando o conjunto das varias camadas do solo analisadas. A produção de fruto foi menor no tratamento MT, nomeadamente nos últimos três anos de estudo (2002-2004).

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License