30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

RAIMUNDO, F.; MARTINS, A.    MADEIRA, M.. Influência de diferentes sistemas de mobilização do solo na decomposição de folhas e ouriços de castanheiro. []. , 30, 2, pp.262-277. ISSN 0871-018X.

Estudou-se a decomposição de folhas e ouriços de castanheiro (Castanea sativa Mill.), tanto incorporados no solo como colocados na superfície deste, sob e fora da influência da copa das árvores, num souto do Nordeste de Portugal. O estudo decorreu durante vinte e sete meses, utilizandose a metodologia das saquetas (litterbags). A perda de massa e a libertação de nutrientes (N, P, K, Ca e Mg) foi mais rápida nos resíduos orgânicos incorporados no solo do que nos colocados na superfície do mesmo. As folhas colocadas sob ou fora da influência da copa não apresentaram diferenças significativas no tocante à taxa de decomposição e à dinâmica de libertação de nutrientes. Os ouriços decompuseram-se e libertaram os nutrientes mais lentamente do que as folhas, quando em semelhante posicionamento no solo. A substituição da gestão tradicional do solo dos soutos pelo sistema de não-mobilização traduzir-se-á pela acumulação de camadas orgânicas na superfície do solo e, temporariamente, pela redução do fluxo de nutrientes dos resíduos orgânicos para o solo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License