31 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

CALADO, José Manuel Godinho; BASCH, Gottlieb    CARVALHO, Mário de. Adaptabilidade de trigo mole às condições mediterrânicas em função do seu ciclo vegetativo. []. , 31, 1, pp.57-67. ISSN 0871-018X.

O estudo realizado tinha como objectivo verificar a capacidade de adaptação de genótipos de trigo mole, quantificada pela resposta produtiva, às condições mediterrânicas em função do seu ciclo vegetativo. Devido à irregularidade das chuvas de Outono, que afecta a data óptima de sementeira, é de extrema importância para a cerealicultura das regiões mediterrâneas. Na experimentação efectuaram-se diferentes datas de sementeira de quinze genótipos de trigo mole durante cinco anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com divisão dos talhões e quatro repetições. A partir dos resultados, conclui-se que o ciclo vegetativo do trigo mole de 125 a 145 dias desde a sementeira até ao espigamento ou de 1350 a 1450 ºC permite uma boa adaptação dos genótipos às condições mediterrânicas e, em consequência, uma boa resposta produtiva. Assim, as variedades que apresentam um ciclo vegetativo com a duração referida, mesmo quando a data de sementeira varia entre o fim de Outubro e o fim de Novembro, como é o exemplo da variedade Nabão, adaptam-se à irregularidade das condições mediterrânicas e atingem rendimentos aceitáveis.

: data de sementeira; produtividade do trigo; Triticum aestivum L.; variedades.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License