31 2A new bacterial disease of carnation in Portugal caused by Burkholderia andropogonis 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

CASTRO, Carlos; COUTINHO, João; MOREIRA, Nuno    CRESPI, António. Trigo e Triticale em rotações de sequeiro efeitos na qualidade. []. , 31, 2, pp.79-88. ISSN 0871-018X.

Este trabalho resume parte dos resultados de um ensaio de rotações que decorreu durante dez anos (1986-1996) em Vila Real (Trásos-Montes). O ensaio incluiu a rotação tradicional das condições de sequeiro da região, cereal-alqueive (TA), e rotações alternativas susceptíveis de serem adoptadas nestas condições, cereal-leguminosa (TL), cereal-consociação forrageira (TC) e cereal-prado de sequeiro (TP). Os cereais das rotações foram o trigo e, posteriormente, o triticale. Determinaram-se e analisaram-se as produções de grão e palha das diversas culturas e respectivos teores em nutrientes, parâmetros do solo, peso de mil grãos, peso do hectolitro e os índices de Zeleny, Queda e Pelshenke do grão de trigo. A rotação do trigo com tremocilha (leguminosa para grão) induz no grão de trigo maiores valores do índice de Pelshenke e de teor em azoto; no triticale esta influência positiva da rotação com leguminosa fez-se sentir no peso de mil grãos e no peso do hectolitro. Como principais conclusões pode-se referir: alguma influência da rotação com tremocilha no conjunto dos parâmetros de qualida de do grão analisados, a influência decisiva do ano agrícola nos resultados e a importância da espécie de cereal para extracção de conclusões significativas.

: cereais praganosos; fertilidade do solo; rotações.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License