31 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

BRAGANCA, Helena et al. Prospecção e distribuição geográfica do cancro do castanheiro em Portugal . []. , 31, 2, pp.148-158. ISSN 0871-018X.

Cryphonectria parasitica, o fungo responsável pelo cancro do castanheiro, foi descrito pela primeira vez em Portugal (1929) em amostras da casca de Castanea crenata, provenientes da Beira Interior. Depois da detecção inicial, apenas em 1989, dois focos da doença foram encontrados em castanheiro Europeu, C. sativa, na província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para determinar a distribuição actual do cancro do castanheiro em Portugal (continente e Regiões Autónomas da Madeira e Açores), foi implementado um programa nacional de monitorização da doença. Para o efeito houve intensa cooperação entre os Serviços Florestais e Agrícolas do país, com coordenação da Estação Florestal Nacional. Foram visitadas, em todo o país, 191 parcelas de castanheiro. C. parasitica foi isolado em 56,5% da amostragem (108 parcelas). As parcelas amostradas foram digitalmente georeferenciadas e cartografadas. Uma colecção de isolados de C. parasitica foi estabelecida encontrando-se em curso o estudo da variabilidade genética da doença em Portugal.

: Cryphonectria parasitica; Castanea sativa; Portugal.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License