32 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

VARELA, A. et al. Caracterização inorgânica de cinza volante de uma estação de incineração de resíduos sólidos urbanos com vista à sua eventual reciclagem. []. , 32, 1, pp.207-215. ISSN 0871-018X.

As cinzas volantes de estações de incineração de resíduos sólidos urbanos (EIRSU) são consideradas resíduos perigosos. De forma a reduzir o seu impacto ambiental, estas cinzas são normalmente submetidas a estabilização (inertização por adição de cimento) antes de um destino final adequado (deposição em aterro sanitário). Tal traduz-se por um aumento do volume das cinzas, gasto de matériasprimas e área de aterro, não sendo garantida a sua inocuidade a longo prazo. As cinzas constituem um problema de gestão de resíduos, tanto mais que a sua produção tem tendência a crescer, tornando-se premente estudar vias alternativas de tratamento que visem a posterior reciclagem/reutilização, baseadas num desenvolvimento sustentado e sem esquecer o princípio da precaução. O processo electrodialítico (PE) parece ser, no caso destes resíduos, uma técnica de remediação promissora. Este processo baseia-se na aplicação de uma corrente contínua, de baixa intensidade, à matriz contaminada. O campo eléctrico gerado funciona como “agente de limpeza”, efectuando-se a remoção dos contaminantes da matriz, pela acção combinada do movimento electrocinético, com o princípio da electrodiálise. Os contaminantes são mobilizados para um dos compartimentos dos eléctrodos/electrólitos, dos quais poderão posteriormente ser removidos. Está em curso o Projecto POCTI/AGG/45073/2002, que tem como objectivo estudar a aplicação do PE na remoção de contaminantes de cinzas volantes de EIRSU, para uma possível reciclagem da cinza tratada (correctivo de solos ácidos, incorporação em materiais de construção ou outras), e ainda, a recuperação dos metais pesados, para posterior reutilização. No presente trabalho apresenta-se a caracterização inorgânica de uma cinza volante de EIRSU.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License