32 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

BRITO, L. M.; AMARO, A. L.    FERNANDES, A. S.. Efeito do arejamento no processo de compostagem da fracção sólida do chorume de pecuária leiteira. []. , 32, 1, pp.298-311. ISSN 0871-018X.

A compostagem permite estabilizar a matéria orgânica da fracção sólida do chorume (FSC) da pecuária leiteira intensiva, enquanto a separação entre sólidos e líquidos reduz o volume necessário para o armazenamento destes efluentes. Em acréscimo, obtém-se um composto com isenção de odores ou microrganismos nefastos e de fácil manuseamento, que pode ser exportado para outras explorações agrícolas como correctivo orgânico do solo. Contudo, é necessário investigar o efeito do arejamento no processo de compostagem destes materiais, porque o seu teor de humidade é sempre superior aos valores frequentemente apontados como ideais para iniciar a compostagem (55% a 60%). A FSC de duas explorações de pecuária leiteira intensiva, ambas localizadas no concelho de Vila do Conde, foi extraída com 70% e 78% de humidade com uma máquina separadora baseada na pressão provocada por um sem-fim que impulsiona a fracção sólida para a extremidade frontal da máquina, enquanto a fracção líquida atravessa um crivo que rodeia o sem-fim. Construíram-se 12 pilhas com 15 m3 de volume, seis constituídas exclusivamente pela FSC e as outras seis misturadas com palha e estudou-se o efeito da palha e do aumento do número de revolvimentos com a pá frontal do tractor, no processo de compostagem, durante um período de 15 semanas. As temperaturas termófilas foram rapidamente atingidas na FSC com 70% de humidade, mas só foram atingidas na FSC com 78% de humidade quando se adicionou a palha. Em acréscimo, a FSC com 70% de humidade foi compostada mais rapidamente do que a FSC com 78% de humidade. Apesar das análises periódicas ao pH, condutividade eléctrica, matéria orgânica, azoto total e relação C/N das diferentes pilhas evidenciarem que é possível obter um compos-to com interesse agronómico, é necessário optimizar o processo de compostagem para minimizar as perdas de azoto na forma de amoníaco, considerando que o valor de pH foi muito elevado (8-9) durante o processo de compostagem.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License