33 1La disolución del suelo en comunidades de Erica andevalensis del entorno de las minas de Riotinto (Huelva, SO España) 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FERNANDEZ, Emilia et al. Caracterização dos parâmetros pedológicos que influenciam a produtividade da amendoeira. []. , 33, 1, pp.96-110. ISSN 0871-018X.

Estudaram-se vários pomares de amendoeira situados no Sudeste de Espanha com o objectivo de caracterizar e avaliar os solos dedicados à cultura de diferentes cultivares de forma a identificar os parâmetros que mais afectam a produtividade. A percentagem de cascalho, presente em quantidades elevadas, em alguns dos solos estudados, está negativamente correlacionada com o teor de argila e a capacidade máxima de retenção de água, bem como a percentagem de CaCO3 com o teor de potássio disponível no solo. As maiores produções corresponderam aos solos que apresentaram uma maior porosidade superficial e uma menor porosidade sub superficial, com uma distribuição enáulica ou gefúrica nos horizontes superficiais e uma distribuição porfírica nos horizontes sub superficiais. Os solos que melhores características apresentam para este tipo de cultura, quer no que se refere à sua fertilidade (Fertility Capability Classification), quer em termos da sua aptidão agrícola (FAO), não foram os que permitiram obter as maiores produções (tendo-se registado a maior produção para a cultivar Ferragnès), uma vez que o período de floração das restantes cultivares seleccionadas foi mais influenciado pelas condições climáticas da zona, nomeadamente pela temperatura, do que pelas características do solo.

: amendoeira; características do solo e micromorfologia; sistemas de avaliação do solo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License