33 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

SERRANO, João Manuel; PECA, José Oliveira; SILVA, José Rafael    SHAHIDIAN, Shakib. Medição e mapeamento da condutividade eléctrica aparente do solo em pastagens. []. , 33, 2, pp.5-14. ISSN 0871-018X.

O objectivo geral deste estudo foi testar uma sonda de indução electromagnética para avaliar a variabilidade do solo e da pastagem num projecto de agricultura de precisão. Esta avaliação é a base para a gestão diferenciada da fertilização, principal ferramenta utilizada pelos agricultores para melhoria das pastagens permanentes em Portugal. O processo tradicional de amostragem e avaliação do solo e da pastagem é muito exigente em tempo, trabalho e reagentes e pode comprometer um projecto de agricultura de precisão. Este artigo descreve as principais etapas seguidas pelos autores para simplificar a metodologia de avaliação baseada na medição da condutividade eléctrica aparente do solo. Os ensaios foram realizados numa parcela com aproximadamente 6 hectares de área, que foi subdividida em quadrículas de 28 m de lado. As amostras de solo e de pastagem e a avaliação da condutividade eléctrica do solo foram georeferenciadas com um GPS-RTK. Os dados geoespaciais foram processados com o software ARCGIS 9.3 seguido de análise de regressão ponderada geograficamente. Os resultados obtidos conduziram a valores significativos dos coeficientes de regressão entre a condutividade eléctrica e a altimetria, o pH do solo e a produtividade da pastagem, em termos de matéria seca.

: Agricultura de precisão; condutividade eléctrica aparente do solo; regressão ponderada geograficamente.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License