34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MIGUEL, Paulo Sérgio Balbino et al. Seleção de genótipos de Brachiaria Ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva: II: Avaliação da tolerância ao alumínio. []. , 34, 1, pp.163-172. ISSN 0871-018X.

O alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade de culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética da Brachiaria ruziziensis para a tolerância ao alumínio. Foram utilizados 10 genótipos da espécie referida, crescidas em vasos com 0, 30 e 60 mg/L de alumínio em solução nutritiva. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, com seis repetições e parcelas de uma planta por vaso. Foram avaliados: a produção de massa verde da parte aérea e raízes (MVPA e MVR), a produção de matéria seca da parte aérea e raízes (MSPA e MSR), o incremento no crescimento da parte aérea e das raízes (IPA e IR), expresso pela diferença entre o crescimento final e o inicial, e o incremento no número de perfilhos (INP). O aumento nas concentrações de alumínio provocou decréscimos para as médias de todas as características avaliadas, excetuando o IR. A ausência de diferenças do genótipo 8 para seis das sete características analisadas, com exceção da MVPA, demonstra ser ela a mais promissora para estudos posteriores em melhoramento, visando maior produtividade em solos ácidos. Os resultados evidenciaram a existência de variabilidade genética entre os genótipos avaliados para a tolerância ao alumínio tóxico, sendo possível identificar materiais mais produtivos na presença desse metal.

: Acidez; alumínio tóxico; braquiária; produção de forragem; solução nutritiva.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License