34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

ALVARENGA, Paula et al. Utilização de Lolium Perenne L. na fitoestabilização controlada de solos degradados por actividades mineiras. []. , 34, 2, pp.117-130. ISSN 0871-018X.

Foi estudada a utilização de Lolium perenne L. e de diferentes resíduos orgânicos (RO) na fitoestabilização controlada de solos degradados por atividades mineiras (Mina de Aljustrel, Faixa Piritosa Ibérica). Apesar da aplicação dos RO ter permitido a imobilização de Cu, Pb e Zn no solo, baixando a fracção efetivamente disponível, os teores foliares destes elementos não diminuíram significativamente. Os factores de acumulação (FA) obtidos, FA(Cu) e FA(Pb) <<1 e FA(Zn) <1, permitem considerar esta espécie adequada para a fitoestabilização deste tipo de solos. Os teores foliares de Pb e Cu atingiram níveis considerados tóxicos, indicando risco de entrada destes metais na cadeia alimentar humana. Métodos estatísticos multivariados evidenciaram a lama residual urbana como o RO com maior capacidade para corrigir a acidez do solo e para melhorar as características deste, seguida do composto de resíduos sólidos urbanos. Porém,observou-se um crescimento reduzido por aplicação do nível mais elevado (100 Mg ha-1) destes RO. Todos os níveis do composto de resíduos verdes foram insuficientes para corrigir as principais restrições do solo ao crescimento vegetal.

: Fatores de acumulação; fitoestabilização controlada; Lolium perenne L.; resíduos orgânicos; solos de minas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License