35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

PORTELA, José. Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas. []. , 35, 2, pp.171-183. ISSN 0871-018X.

^lpt^aEsta reflexão sobre o ensino na universidade visa apenas expor questões que suscitem um novo pensar. Elas brotam da vida do autor, cuja inquietude mais funda tem sido ajudar a cultivar o pensar sociológico sobre o desenvolvimento rural. A obra Transforming Agricultural Education foi outra fonte inspiradora para interpelações como: a economia e agricultura que ensinamos ajudam a matar a fome global? Que subsídios duradouros garantem ao país? Afirma-se uma nova agronomia nas escolas de ambiente, alimentação, saúde, economia e finanças? Do ensinar ao aprender qual é a distância? Amamos os alunos? Há novas tecnologias para velha pedagogia? A capacidade profissional desliga-se das soft skills? A universidade tem de afrontar o medo e a burocracia acrítica e dar três passos: colocar o ensino-aprendizagem na agenda dos ensinantes; entender a desmotivação que os corrói; passar à acção colectiva via  programas educativos, estágios, acções de comunicação de ciência e projectos de investigação internacionais.^len^aThis reflection on university teaching seeks only to propose questions which foment new lines of thought. They spring from the experience of the author, whose main concern has been to foster a sociological approach to rural development. The book Transforming Agricultural Education has been another source of inspiration for interpellations such as: do economics and agronomy as we teach them help to combat global famine? What contribution can agriculture make to the country? Should a new agronomy enter the curriculum of environment, food, health, economics and finance? What is the relationship between teaching and learning? Do we care enough about the students? Are we simply using new technologies for old teaching methods? Is professional training disconnected from soft skills? The universities must confront fear and uncritical bureaucracy and take three steps: put the learning process in the teachers’ agenda; understand the demoralizing causes of their demotivation; change to a more collective approach via educational programs, work experience, actions of science communication programs and international research projects.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License