35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

PAYER, Rosângela; MEXIA, António; PRATISSOLI, Dirceu    FIGUEIREDO, Elisabete. Parasitismo oófago de Traça-do-Tomateiro por Trichograma Evanescens (Hymenoptera: Trichogrammatidae). []. , 35, 2, pp.236-243. ISSN 0871-018X.

Com o objectivo de utilizar espécies indígenas em protecção biológica contra traça-do-tomateiro, avaliou-se a adequação desta espécie como hospedeiro para Trichogramma evanescens. Após se verificar que este parasitóide oófago aceita como hospedeiro os ovos desta praga e consegue completar o seu desenvolvimento, avaliaram-se: a taxa de parasitismo; a proporção de ovos em que o parasitóide atingiu o estado adulto; e a taxa de viabilidade de desenvolvimento, a três temperaturas (22,0ºC, 24,0ºC e 25,5ºC). A taxa de parasitismo e a proporção de ovos com orifício de emergência foram calculadas como número de ovos parasitados e número de ovos com orifício de emergência, respectivamente, sobre número de ovos viáveis. A viabilidade de desenvolvimento do parasitóide até ao estado adulto foi calculada como número de ovos com emergência sobre número de ovos parasitados. Verificou-se parasitismo de ovos de traça-do-tomateiro em todas as temperaturas ensaiadas. A taxa de parasitismo foi mais elevada a 22,0ºC. A taxa de ovos com orifício de emergência e a viabilidade do desenvolvimento foram significativamente mais elevadas a 22,0ºC e a 24,0ºC, respectivamente.

: Parasitismo oófago; protecção biológica; Tuta absoluta.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License