35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MENEZES, Carla et al. Avaliação de prejusízos causados pela Mosca-da-Azeitona, Bactrocera (daculus) Oleae, na ilha Terceira, Açores. []. , 35, 2, pp.257-262. ISSN 0871-018X.

No Arquipélago dos Açores, a oliveira ocorre apenas em 2 ilhas, Terceira e Pico. A mosca-da-azeitona, Bactrocera oleae (Gmelin) é a praga-chave desta cultura na ilha Terceira, pelos importantes prejuízos que provoca. A monitorização dos adultos de B. oleae evidenciou a ocorrência de 2 picos populacionais, um de maior intensidade em Outubro e outro de menor intensidade em Agosto. Para a avaliação dos prejuízos causados por B. oleae , foram realizadas, em 2010, amostragens de azeitonas em 2 pomares, um com elevado número de tratamentos e outro sem qualquer tratamento. No pomar alvo de tratamentos, a intensidade de ataque foi apenas de 1% das azeitonas e, no pomar sem tratamentos, foi de 66%.

: avaliação de prejuízos; monitorização; mosca-da-azeitona; oliveira.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License