35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MATOS, Tiago; FIGUEIREDO, Elisabete    MEXIA, António. Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?. []. , 35, 2, pp.282-286. ISSN 0871-018X.

Em ensaio, realizado em Novembro de 2010, contaram-se as capturas de adultos de traça-do-tomateiro, Tuta absoluta,em armadilhas para captura em massa, iscadas com formulação de feromona sexual desta espécie, com e sem fonte luminosa associada, colocadas junto ao solo. Nas armadilhas com associação de luz, procedeu-se à determinação do sexo dos adultos, por observação da genitália, numa amostra de indivíduos capturados. As capturas totais foram mais elevadas (cerca de 50%) nas armadilhas com luz. A captura de fêmeas nestas armadilhas ocorreu meramente de forma casual (aproximadamente 1,1% das capturas). Apesar do maior número de machos capturados, não parece ser economicamente justificável a utilização de armadilhas de feromona sexual associadas a luz para captura em massa, dado o seu elevado custo e não capturarem fêmeas.

: captura de fêmeas; protecção biotécnica; traça-do-tomateiro.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License