35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

COSTA, Marta; MARTINS, Filipe; SILVA, Aida Moreira da    GALHANO, Cristina. 2-Methyl-5-(1-Methylethenyl)-2-Cyclohexenone Insecticidal effect on Tribolium Confusum. []. , 35, 2, pp.316-321. ISSN 0871-018X.

O insecto Tribolium confusum é uma das mais importantes pragas de produtos armazenados, causando prejuízos consideráveis na quantidade e qualidade dos cereais. Perante as desvantagens do uso de insecticidas químicos de síntese, procuram-se alternativas específicas para os organismos - alvo, que causem o mínimo de prejuízos no ecossistema. O objectivo deste trabalho foi estudar, em laboratório, o efeito insecticida de um monoterpeno, 2-methyl-5-(1-methylethenyl)-2-cyclohexenone, sobre Tribolium confusum. Foram realizados ensaios de toxicidade aguda com as seguintes concentrações: 2-methyl-5-(1-methylethenyl)-2-cyclohexenone puro, 10, 1, 0,1 e 0,01%. Foi ainda estudada a actividade do insecticida padrão, pirimifos-metilo, puro. A mortalidade foi registada uma, duas, três, seis, 12, 24, 36, 48 e 96 horas após o início da experiência. Os resultados mostraram que o monoterpeno, na sua forma pura, teve um comportamento comparável ao do pirimifos-metilo, justificando-se, por isso, a realização de mais estudos, tendo em conta as características bioinsecticidas reveladas neste estudo.

: Bioinsecticida; 2-Metyl-5-(1-metylethenyl)-2-ciclohexanona; monoterpeno; praga de armazém; Tribolium confusum.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License