36 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MILANESI, Paola M. et al. Biocontrole de Fusarium spp. com Trichoderma spp. e promoção de crescimento em plântulas de soja. []. , 36, 3, pp.347-356. ISSN 0871-018X.

A patogenicidade e o biocontrole de Fusarium oxysporum (F1s, F3s e F4s) e F. proliferatum (F2s) por Trichoderma koningiopsis (T1s e T3s), T. tomentosum (T2s e T4s) e T. asperellum (T5s) foi avaliada. Testes in vitro, confrontação direta, e in vivo, por inoculação de substrato com Fusarium spp. e Trichoderma spp., isolados e combinados, foram conduzidos em condições controladas. A habilidade de Fusarium spp. causarem damping off em plântulas de soja, cv. ‘FT-Estrela’, foi avaliada in vivo em tratamentos que receberam apenas inóculo de Fusarium spp. isolados de Trichoderma spp. promoveram o crescimento de raiz e incrementaram o peso fresco e seco de plântulas de soja. Os isolados de Fusarium spp. F1s e F4s foram os mais agressivos, com 100 e 75% de damping off, respectivamente. Algumas combinações com Trichoderma spp. potencializaram a patogenicidade de F1s e F3s, com 100 e 75% de damping off, respectivamente. Os isolados de Trichoderma spp. podem controlar Fusarium spp. avaliados neste estudo.

: Glycine max L. [Merril]; micoparasitismo; antibiose; damping off.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License