36 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

ESASHIKA, Thana; OLIVEIRA, Luiz Antonio de    MOREIRA, Francisco Wesen. Resposta da aceroleira a adubação orgânica, química e foliar num Latossolo da Amazônia Central. []. , 36, 4, pp.399-410. ISSN 0871-018X.

Nos solos de baixa fertilidade da terra firme da Amazônia, a deficiência de nutrientes limita a produtividade das plantas, afetando economicamente os produtores rurais regionais. Uma das espécies cultivadas por esses produtores é a aceroleira (Malphigia punicifolia L.). Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a resposta das plantas de acerola por meio dos teores foliares de macro (Ca, Mg, P, K e N) e micronutrientes (Fe, Mn e Zn), num experimento conduzido na Comunidade do Brasileirinho, localizado na periferia do município de Manaus-AM. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial de parcela subdividida 3 x 9 (três épocas de colheita e nove tratamentos, com cinco repetições). Os tratamentos constituíram de adubação orgânica (1L de esterco de galinha), adubação química, combinação de adubação química e foliar e somente adubação foliar. Os resultados demonstraram que as plantas que receberam adubação química apresentaram os maiores teores de Ca, Mg, P, K e N. Já as plantas que receberam adubação foliar apresentaram os maiores teores de Fe, Mn e Zn.

: fertilização foliar; frutíferas na Região Amazônica; nutrição.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License