36 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FIGUEIREDO, Guilherme Grodzki O.; LOPES, Valéria Rosa; B. FILHO, João Carlos    DAROS, Edelclaiton. Efeito de substratos e bactérias promotoras do crescimento vegetal na germinação de sementes de cana-de-açúcar. []. , 36, 4, pp.447-454. ISSN 0871-018X.

O objetivo do presente trabalho foi testar diferentes substratos e a inoculação com bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV) na germinação de sementes de cana-de-açúcar. Os susbtratos foram areia, vermiculita e Plantmax®. O delineamento foi inteiramente casualizado em fatorial 2x3, com 4 repetições. Foram estimados os parâmetros índice de velocidade de germinação, dias para emergência, e aos 30 dias após a semeadura os parâmetros: altura das plântulas (cm), volume das raízes (cm3), comprimento das raízes (cm) e o número de plântulas germinadas. A aplicação de BPCV promoveu o crescimento das plântulas, principalmente das raízes. O Plantmax® apresentou as melhores condições para o desenvolvimento das plântulas e para a germinação. Na vermiculita o desenvolvimento das plântulas foi limitado. Na areia não houve resposta à aplicação de BPCV. Recomenda-se a utilização do substrato Plantmax® e a aplicação de BPCV na germinação de sementes de cana-de-açúcar.

: BPCV; vigor; Saccharum spp.; plântula; Plantmax®.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License