37 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MEIRA, Messulan R.    NOBRE, Danubia A. C.. Avaliação da qualidade de sementes de barbatimão oriundas de três locais no Norte de Minas Gerais. []. , 37, 1, pp.50-58. ISSN 0871-018X.

Objetivou-se avaliar o potencial físico e fisiológico de sementes de barbatimão oriundas de três locais (acessions). As se-mentes foram retiradas das vagens, quantificadas e separadas em viáveis e danificadas. Após escarificação mecânica de algumas sementes, foi comparada a germinação destas com a das não escarificadas. O potencial físico das sementes de barbatimão foi determinado a partir da quantidade de sementes por fruto, sementes danificadas, peso de 100 sementes, teor de água e medidas biométricas.. O potencial fisiológico foi avaliado pelo teste de germinação, primeira contagem do teste de germinação, índice de velocidade de germinação e comprimento de plântulas. Pelos resultados foi possível verificar reduzido percentual de sementes danificadas. As menores sementes apresentaram-se mais viáveis sem danificação física no tegumento. A largura das sementes não diferiu estatisticamente nos três acessions, assim como a massa fresca da raiz foi beneficiada pelo tegumento intacto, não diferindo entre os acessions. Contudo o tegumento escarificado apresentou-se superior ao tegumento intacto com apenas 5,10% de sementes inviáveis afetadas por fungos. Para melhores resultados sugere-se a realização de novos estudos com diferentes épocas de armazenamento das sementes dos mesmos acessions.

: conservação; germinação; leguminosa; Stryphnodendron adstringens.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License