37 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

BRITO, Luis Miguel; MOURAO, Isabel    COUTINHO, João. Compostagem de biomassa de acácia com casca de pinheiro. []. , 37, 1, pp.59-68. ISSN 0871-018X.

As acácias são espécies invasoras da família Fabaceae que poderão ser valorizadas através da compostagem para produção de corretivos orgânicos e substratos hortícolas. Com esse objetivo construíram-se pilhas de grandes dimensões com detritos de acácia misturados com casca de pinheiro e diferente número de revolvimentos, para analisar as características físico-químicas durante a compostagem e modelar a decomposição da matéria orgânica (MO). As temperaturas foram superiores a 60oC durante um período de tempo suficientemente longo para a inativação de microrganismos patogénicos e a destruição de sementes de infestantes, devido à elevada quantidade de MO biodegradável deste material (600-620 g kg-1 de MO inicial) e à grande dimensão das pilhas. A elevada temperatura terá contribuído para as fortes perdas de N (450-470 g kg-1 de N inicial) por volatilização. No entanto, estas foram inferiores às perdas de C, e assim a razão C/N diminuiu de 56 no início, para 40-41 no final de compostagem. Este estudo indicou que a acácia pode ser compostada para produzir corretivos orgânicos, com um teor elevado de MO e baixa condutividade elétrica (<0,7 dS m-1). No entanto, é necessário um longo período de compostagem para atingir um elevado grau de maturação do composto.

: Azoto; matéria orgânica; mineralização; razão C/N; temperatura.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License