37 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

SILVA, Vanessa N. et al. Condução do teste de condutividade elétrica utilizando partes de sementes de feijão. []. , 37, 2, pp.206-213. ISSN 0871-018X.

O objetivo deste trabalho foi determinar as condições para a condução do teste de condutividade elétrica massal e individual, utilizando partes das sementes de feijão e redução do tempo de imersão. As sementes de feijão utilizadas foram da cultivar IAPAR 81, representadas por quatro lotes. O potencial fisiológico das sementes foi avaliado pelos testes de germinação, primeira contagem de germinação, classificação do vigor de plântulas, velocidade de protrusão da raiz e emergência de plântulas no campo. O teste de condutividade elétrica foi conduzido pelos métodos massal e individual, empregando sementes inteiras, cotilédones e eixos embrionários e diferentes períodos de imersão. O teste de condutividade elétrica, conduzido pelo método massal, pode ser realizado com a redução do tempo de imersão, utilizando-se exclusivamente os cotilédones a partir de duas horas de imersão ou com sementes inteiras utilizando-se cinco horas de embebição para a separação de lotes de sementes, em níveis de vigor.

: cotilédones; eixo embrionário; Phaseolus vulgaris; vigor.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License