37 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

SILVA, Flavia A. et al. Correlações e parâmetros genéticos em crambe cultivado em diferentes arranjos espaciais. []. , 37, 4, pp.441-446. ISSN 0871-018X.

O objetivo do trabalho consistiu em estimar parâmetros genéticos e identificar quais os caracteres agronómicos sujeitos a modificações, em função do arranjo espacial de plantas do crambe, cultivado durante dois anos agrícolas. O estudo foi instalado em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições com dois espaçamentos na entrelinha - 0,34 m e 0,45 m - e três densidade de plantas - 20; 30 e 40 - por metro linear. Foram medidos os caracteres: altura da planta (AP), número de ramificações terciárias (NR), número de síliquas por planta (NSP), número de sementes por síliqua (NSS) e massa de 1000 grãos (MMG). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a de 5% de probabilidade. Foram estimados os seguintes parâmetros genéticos: heratibilidade, coeficiente de variação genotípico e experimental, correlações fenotípicas, genotípicas e ambientais. Os espaçamentos entre linhas avaliados não interferiram em nenhum componente do rendimento do crambe. A densidade de plantas influenciou apenas a altura das plantas e o número de ramificações terciárias. O melhoramento genético no crambe deve-se concentrar na AP, uma vez que este caráter apresenta alta heratibilidade e apresenta correlação genotípica positiva com o NR, NSS e MMG.

: densidade de plantas; espaçamento entre linhas; heratibilidade; Crambe abyssinica Hochst.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License