38 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

ZUFFO, Alan M. et al. Coinoculação de Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense na cultura da soja. []. , 38, 1, pp.87-93. ISSN 0871-018X.

Na cultura da soja, a inoculação conjunta de Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense pode ser uma estratégia promissora, combinando a FBN e a produção de fito-hormônios. Nesse âmbito o trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da coinoculação com diferentes doses de Bradyrhizobium japonicum e de Azospirillum brasilense, no desenvolvimento morfofisiológico e nodulação da soja. O ensaio foi realizado em estufa na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no setor de Grandes Culturas do Departamento de Agricultura Lavras - MG, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 2, sendo utilizadas cinco doses de Azospirillum brasilense (0, 0,5, 1,0, 1,5 e 2,0 mL kg-1 de semente) e duas doses de Bradyrhizobium japonicum (0 e 3,0 mL kg-1 de semente), ambas veiculadas via sementes. A cultivar de soja utilizada foi a ‘BRS Favorita RR’, cultivada em vasos de 5 dm3. No início da floração (R1) determinaram-se os seguintes parâmetros: altura de plantas, número de trifólio, peso seco da parte aérea, da parte radicular e dos nódulos, volume radicular, teor de clorofila foliar e teor de nitrogênio foliar. O uso da dose de 3 mL de Bradyrhizobium japonicum kg-1 de semente, proporciona melhor desempenho morfofisiológico e maior nodulação na cultura da soja cultivada em vaso. A utilização de Azospirillum brasilense isoladamente e em coinoculação com Bradyrhizobium japonicum não promove efeitos significativos nos parâmetros avaliados.

: Glycine max; fitohormonas; inoculação; rizóbio; bactérias promotoras de crescimento.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License