38 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

COUTINHO, José et al. Primeiro registo da cigarrinha verde Asymmetrasca decedens (Homoptera: Cidadellidae) em Portugal continental. []. , 38, 2, pp.213-219. ISSN 0871-018X.

Asymmetrasca decedens, uma cigarrinha polífaga, largamente distribuída na região mediterrânica é aqui referenciada como um novo registo para Portugal continental. Importantes infestações desta espécie foram encontradas associadas a pomares de pessegueiro, damasqueiro e ameixeira e a amieiros (Alnus glutinosa), a sul da Serra da Gardunha, na região da Beira Interior. Foram observados os sintomas característicos, constituídos por folhas amareladas e enroladas nos bordos, viradas para baixo, antes de secarem e caírem. Quer os adultos quer as ninfas causam danos diretos nas plantas tendo a espécie também capacidade para ser vetora de fitoplasmas, entre os quais o European Stone Fruit Yellows (16RX-B). Neste artigo são apresentadas as características morfológicas externas de A. decedens, imagens da genitália masculina e uma descrição sucinta das lesões nas folhas de pessegueiro, de modo a permitir a sua identificação, na medida em que a espécie tem um elevado potencial de dispersão e de constituir populações com comportamento de praga. A. decedens apresenta uma significativa resistência aos inseticidas convencionais, o que pode dificultar o combate, tendo um vasto leque de hospedeiros entre culturas economicamente importantes, como fruteiras e plantas ornamentais.

: Alnus glutinosa; Asymmetrasca decedens; pomares de pessegueiro; Região da Beira Interior; Typhlocybinae.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License