38 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

TEODORO, Paulo E. et al. Preparação do solo e da adubação azotada nos componentes produtivos do milheto. []. , 38, 3, pp.305-309. ISSN 0871-018X.

O objetivo deste trabalho foi identificar o sistema de preparação do solo e a dose de azoto (N) em cobertura que proporcione acréscimo nos componentes produtivos do milheto. O estudo foi conduzido na área experimental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Aquidauana, em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições, num esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas, foram avaliados dois sistemas de preparação do solo: mobilização mínima - subsolagem + nivelamento - e sementeira direta. Cada parcela foi dividida em cinco subparcelas com aplicação de cinco doses de N em cobertura (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1). Os parâmetros medidos foram: altura de plantas (AP), comprimento das espiguetas (CE), número de perfilhos (NP), massa seca do milheto (MS) e produtividade de grãos (PROD). A quantidade de N aplicado no milheto influenciou a altura de plantas e comprimento da espigueta, sendo recomendada, com base nestas variáveis, a dose de 150 kg ha-1 de N. O sistema de sementeira direta proporcionou maior produtividade de massa seca no milheto. A dose de N a ser aplicada, com base no número de perfilhos por m², depende do sistema de preparação do solo utilizado.

: componentes produtivos; mobilização mínima; Pennisetum glaucum L.; sementeira direta.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License