38 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FERRARI, Josiane T.    POSSAMAI, Edilberto. Incidência de Bipolaris sorokiniana nas sementes e transmissão para plantas de cevada. []. , 38, 3, pp.320-339. ISSN 0871-018X.

O potencial de rendimento da cevada é diminuído principalmente pela ocorrência de doenças como a mancha marrom (Bipolaris sorokiniana) transmitida pelas sementes. O objetivo desse trabalho consistiu em determinar a correlação entre diferentes níveis de incidência do fungo em sementes e sua transmissão para plantas de cevada em campo e estufa e avaliar a capacidade de transmissão do fungo pelas sementes. Sementes de vários lotes da cultivar ‘BR 2' com níveis de incidência de 2,7; 7,5; 12,5; 16,5; 31,0 e 55,5%, previamente selecionados em laboratório, foram semeadas em campo, em quatro repetições. As avaliações foram realizadas aos sete dias após a emergência, contando-se o número de plantas com sintomas de helmintosporiose nas folhas e determinando-se a porcentagem em relação à emergência. Em estufa, as sementes foram semeadas em caixas plásticas com aproximadamente 13 kg de solo esterilizado. Foram colocadas 400 sementes a 3 cm de profundidade. Constatou-se a importância da semente infectada como fonte de inóculo primário. Observou-se que a transmissão do patógeno no campo foi mais eficiente quando o nível de incidência foi de 55,5%. Em estufa, houve correlação apenas entre a incidência nas sementes e nas raízes. Concluiu-se que não houve correlação entre diferentes níveis B. sorokiniana nas sementes e a sua incidência em campo e que níveis de 55,5% diminuíram a emergência das plantas no campo e em estufa.

: fungo; Hordeum vulgare; incidência, taxa de transmissão; ponta preta.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License