40 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FOGACA, Josué Júnior N. L. et al. Qualidade fisiológica de sementes de mamona crioula var: Carrapatinho em função da posição do rácemo. []. , 40, 1, pp.87-93. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16086.

A cultura da mamona (Ricinus communis L.) é uma das mais importantes para a região semiárida do Brasil, sendo o cultivo efetuado, principalmente, com variedades crioulas, sem melhoramento genético e com baixa qualidade fisiológica. Face ao exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de mamona crioula var. carrapatinho em função da posição do rácemo (cacho). O ensaio foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi efetuada análise estatística - Delineamento Inteiramente Casualizado em esquema fatorial 2x3, correspondente a 2 situações morfológicas das sementes de mamona (presença e ausência de carúncula) provenientes dos rácemos localizados em 3 ramos distintos da planta (ramo primário, secundário e terciário). Os dados foram colhidos em condições laboratoriais e em estufa. Ao final do ensaio os dados foram submetidos a testes de homogeneidade de variância e teste de normalidade, e as médias obtidas foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5%. Concluiu-se que a qualidade das sementes crioula da variedade carrapatinho foi afetada pela posição do rácemo na planta, e que a remoção da carúncula afetou positivamente a maioria das características avaliadas nos testes de qualidade fisiológica de sementes, principalmente a condutividade elétrica.

: morfologia vegetal; oleaginosa; produção de sementes.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License