40 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

SILVA-MATOS, Raissa Rachel Salustriano da et al. Desenvolvimento inicial de mudas de melancia cv. Crimson Sweet em função de doses de boro aplicadas na semente. []. , 40, 4, pp.30-39. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16121.

A melancia apresenta pouca tolerância à deficiência de boro e seu fornecimento via tratamento de sementes pode atender a necessidade da planta e melhorar seu desenvolvimento especialmente na fase de mudas. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de melancia em função da aplicação de boro nas sementes. O experimento foi realizado em abrigo telado (50% de luminosidade), em Bom Jesus-PI no período de abril a maio de 2011. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com os tratamentos: 0,0; 4,24; 8,50; 17,00; 34,00 g de B kg-1 de sementes, com cinco repetições e cinco plântulas por parcela experimental. Foram utilizados como recipientes tubetes com capacidade para 50 cm3, preenchidos com substrato constituído de solo (Latossolo Vermelho), areia lavada e esterco bovino na proporção (1:1:2), respectivamente. No final do experimento, avaliou-se: i) a altura da planta; ii) diâmetro do caule; iii) matéria seca de raiz e da parte aérea (g planta-1); iv) clorofila; v) comprimento da raiz e vi) volume radicular. A aplicação de boro nas sementes influenciou positivamente as variáveis altura da planta, clorofila, matéria seca da parte aérea, comprimento radicular e volume radicular. A dose de 25,5 g de B kg-1 de sementes é recomendada para maior produção de matéria seca das mudas.

: ácido bórico; adubação via semente; olerícola.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License