40  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

CARVALHO, Tiago P.; NAVE, Anabela; RODRIGUES, Sandra    COSTA, Cristina A.. Racionalização da luta química no controlo de Pseudomonas syringae pv. actinidea (Psa) na região da Bairrada. []. , 40, spe, pp.111-120. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16168.

Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa) é uma bactéria que infeta a cultura da actinídea, sendo atualmente a mais grave doença desta cultura, e incluída na Lista A2 da Organização Europeia da Proteção das Plantas (OEPP). A bactéria Psa pode provocar perdas de produção da ordem de 10 a 50% e, em casos mais extremos, conduzir à morte das plantas. Em Portugal, esta doença foi detetada em 2010 na região norte e, em 2012, na região da Bairrada. Atualmente, as estratégias de controlo da Psa baseiam-se, principalmente, na luta química, com recurso a fungicidas à base de cobre. No presente trabalho, testaram-se quatro modalidades de luta contra a Psa, em que se combinaram diferentes produtos à base de cobre com um agente de luta biológica Bacillus subtilis, em conjunto com o corte e queima de órgãos infetados, de modo a tentar definir uma estratégia que permita reduzir o uso de pesticidas. Com base nos resultados, é possível referir que uma estratégia que conjugue luta cultural, luta química com óxido cuproso e luta biológica com Bacillus subtilis, permite obter menor incidência da Psa nas varas, folhas e flores de actinídea e, em simultâneo, melhores resultados económicos.

: actinídea; Bacillus subtilis; kiwi; meios de luta; Psa.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License