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Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FONTE, Alice; GONCALVES, Fernando; COSTA, Cristina Amaro da    FERREIRA-WESSEL, Dulcineia. Avaliação de atitudes no consumo de produtos da colmeia. []. , 40, spe, pp.291-300. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16229.

^lpt^aOs produtos da colmeia, principalmente o mel, são amplamente consumidos a nível mundial. Atualmente tem-se verificado um interesse crescente em outros produtos da colmeia (geleia real, pólen, própolis e apitoxina) devido às suas propriedades biológicas, como a ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória. O conhecimento destas propriedades pode contribuir para valorizar estes produtos junto do consumidor e fomentar a sua utilização. Este estudo tem como objetivo conhecer o consumo de produtos da colmeia em Portugal e avaliar o nível de conhecimento e atitudes dos consumidores face aos produtos da colmeia, tendo em vista as oportunidades de crescimento do mercado. Foi elaborado e aplicado um questionário direto online a uma amostra aleatória de 307 indivíduos de várias regiões de Portugal. Efetuou-se a análise descritiva dos dados para obter a caracterização da amostra e a descrição dos hábitos de consumo. A maioria dos inquiridos consome mel (86%), com preferência por mel português e durante todo o ano. O mel é muitas vezes adquirido diretamente ao produtor e, na altura da compra, o consumidor privilegia a qualidade, tipo e sabor do mel. O consumo de outros produtos da colmeia e o conhecimento das suas propriedades terapêuticas e aplicações são, em geral, reduzidos.^len^aBee products are widely consumed worldwide, in particular honey. At present, other products such as propolis, royal jelly, pollen and bee venom become highly interesting because of their biological properties such as antioxidant, antimicrobial and anti inflammatory activity. Consumer knowledge of these properties can contribute to value them and to promote the use. This study aims to evaluate the consumption of bee products in Portugal and to assess the level of knowledge and attitudes of consumers towards the products of the hive, in view of the opportunities of market growth. An online questionnaire was developed and implemented, and data from 307 portuguese individuals was collected. A descriptive analysis for the sample characterization and on the consumption habits was accomplished. Most respondents consume honey (86%) throughout the year and with a preference for Portuguese honey. Honey is often purchased directly from the producer, and at the time of purchase, consumers appreciate quality, type and flavour. For other bee products, the consumption level and the knowledge of their therapeutic properties and applications is generally reduced.

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