40  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FONTE, Alice; GONCALVES, Fernando; COSTA, Cristina Amaro da    FERREIRA-WESSEL, Dulcineia. Avaliação de atitudes no consumo de produtos da colmeia. []. , 40, spe, pp.291-300. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16229.

Os produtos da colmeia, principalmente o mel, são amplamente consumidos a nível mundial. Atualmente tem-se verificado um interesse crescente em outros produtos da colmeia (geleia real, pólen, própolis e apitoxina) devido às suas propriedades biológicas, como a ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória. O conhecimento destas propriedades pode contribuir para valorizar estes produtos junto do consumidor e fomentar a sua utilização. Este estudo tem como objetivo conhecer o consumo de produtos da colmeia em Portugal e avaliar o nível de conhecimento e atitudes dos consumidores face aos produtos da colmeia, tendo em vista as oportunidades de crescimento do mercado. Foi elaborado e aplicado um questionário direto online a uma amostra aleatória de 307 indivíduos de várias regiões de Portugal. Efetuou-se a análise descritiva dos dados para obter a caracterização da amostra e a descrição dos hábitos de consumo. A maioria dos inquiridos consome mel (86%), com preferência por mel português e durante todo o ano. O mel é muitas vezes adquirido diretamente ao produtor e, na altura da compra, o consumidor privilegia a qualidade, tipo e sabor do mel. O consumo de outros produtos da colmeia e o conhecimento das suas propriedades terapêuticas e aplicações são, em geral, reduzidos.

: mel; produtos da colmeia; propriedades biológicas; consumidor.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License