40  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

CERVEIRA, João et al. Os apicultores da Beira Alta: percepções e comportamentos face ao risco do uso de pesticidas. []. , 40, spe, pp.301-310. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16199.

O desaparecimento de abelhas, verificado a nível global, é hoje uma preocupação dos apicultores e da comunidade científica e técnica, sendo que diversos estudos sugerem que o uso de pesticidas será uma das causas para a mortalidade das abelhas, que se tem verificado nos Estados Unidos e em vários países europeus, incluindo Portugal. Em Portugal, a prática de uma apicultura extensiva dificulta a agregação de informação que permita uma efectiva avaliação dos riscos colocados pelo uso de pesticidas à prática apícola e ao apicultor, às populações de abelhas e à qualidade e segurança do mel e de outros produtos da colmeia. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho caracterizar o apicultor da Beira Alta e as suas práticas apícolas, bem como o risco associado às práticas agrícolas implementadas na zona de influência dos seus apiários. Para tal, efectuou-se uma caracterização, com base num sistema de informação geográfica (Quantum GIS), dos apicultores do concelho de Viseu, associados da Associação de Apicultores da Beira Alta e determinou-se uma escala de risco baseada no tipo de ecossistemas encontrados num raio de 500 m em redor de cada apiário. Para além disso, aplicou-se um questionário a uma amostra de 15 apicultores representativos da região, para recolha de informação relativa à caracterização do apicultor, apiário e práticas apícolas, e para caracterização e avaliação do potencial de risco devido ao uso de pesticidas associado às explorações agrícolas na envolvência dos apiários. Estima-se que, em cerca de 70% dos apiários, os riscos para as abelhas devido ao uso de pesticidas sejam reduzidos, uma vez que se encontram inseridos em espaço predominantemente florestal. No entanto, cerca de 20% dos apiários inserem-se em áreas de risco elevado, uma vez que a sua envolvência é dominada por culturas anuais, vinha e pomares onde o risco do uso de pesticidas é elevado.

: Apis melifera; apicultura; percepções; pesticidas; riscos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License