40  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FERNANDES, António; RIBEIRO, Maria; CABO, Paula    MATOS, Alda. Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal. []. , 40, spe, pp.391-400. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16216.

^lpt^aEste estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmet com embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.^len^aThis study aims to identify the consumer profile of gourmet products and describe their purchase and consumption habits. For this, a study was developed based on an accidental sample composed of 300 individuals. The gourmet products consumed were of national origin, Trás-os-Montes region, certified and producer’s brand. Of the 110 respondents who consumed gourmet products, most of them did it 1 to 4 times a week. The most consumed gourmet products were olive oil, sausages, wine and cheeses. The most valued characteristics were flavor and aroma. Flavor reliability and unique characteristics were identified as differentiating attributes of gourmet products. The purchase was made by the woman or the couple who selected the place of purchase and the products based on the price. Consumers were looking for gourmet products with practical packaging, advertised on television and the Internet and promoted using tasting. It was possible to conclude that the consumer of gourmet products was more sophisticated than the others. In fact, they were willing to pay up to 50% more for gourmet products, which reveals the growth potential of the gourmet market.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License