41 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

GUARALDO, Matheus Mendes dos Santos; OLIVEIRA, Andrea Leda Ramos de    COLETI, Jamile de Campos. Entraves e potencialidades do café de montanha: alternativas de agregação de valor. []. , 41, 1, pp.281-290. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA17141.

^lpt^aO presente artigo tem por objetivo traçar uma análise acerca do cenário produtivo do café de montanha da Região Sul de Minas Gerais, de modo a evidenciar os principais entraves, assim como apontar alternativas de solução. Para tanto, um estudo de caso foi conduzido em torno da situação vivenciada pelos cafeicultores do município de Inconfidentes, Minas Gerais, Brasil. O estudo de caso foi desenvolvido a partir de entrevistas com as principais lideranças regionais do setor, estruturadas e conduzidas com o apoio de um roteiro. Como principais resultados, destaca-se o fato de que a localização geográfica de região montanhosa confere uma grande potencialidade como bebida de alta qualidade, mas por outro lado, entraves como baixa oferta de mão de obra e impossibilidade de mecanização da lavoura vem encarecendo sobremaneira os custos de produção do café, fazendo com que a solução mais viável esteja na promoção de mecanismos de comercialização mais adequados. Dessa maneira, os principais instrumentos capazes de alavancar a venda do café de Inconfidentes é a estratégia de diferenciação de produto. A utilização de selos de certificação de origem surge como uma grande ferramenta capaz de diferenciar o produto e agregar valor em torno de sua qualidade superior.^len^aThe aim of this paper is tracing an analysis around the production of mountain coffee from the South region of Minas Gerais, in order to identify the main barriers as well as identify suitable solutions. In order to do so, a case study was conducted around the situation experienced by coffee farmers in the municipality of Inconfidentes, Minas Gerais, Brazil. The case study was conducted with the main regional stakeholders with the support of a script. The main results highlight the fact that the geographic location of the mountainous region confers great potential as a high-quality drink, but on the other hand, obstacles such as a low labor supply and the impossibility of mechanization of the crop have made the greatly increasing the cost of coffee production. So the most viable solution is to promote more appropriate marketing mechanisms. Thus, the main instruments to leverage the sale of Inconfidentes coffee is the product differentiation strategy. The use of certification of origin emerges as a great tool capable of differentiating the product and adding value around its superior quality.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License