41  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

COSTA, Daniela; TAVARES, Rui M.; BAPTISTA, Paula    LINO-NETO, Teresa. Diversidade da comunidade de fungos endofíticos em Quercus suber em diferentes cenários climáticos. []. , 41, spe, pp.41-50. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA.17063.

O sobreiro (Quercus suber L.) é uma espécie arbórea de folha perene, encontrada tipicamente na Bacia do Mediterrâneo, que apresenta uma elevada importância ecológica e económica para Portugal. Um aumento no declínio do sobreiro tem sido associado a situações de stresse biótico e abiótico, o qual resulta em danos no ecossistema e diminuição da produção de cortiça. A infeção por fungos patogénicos parece aumentar quando os sobreiros se encontram sob condições ambientais promotoras de stresse, como temperatura elevada e secura. Neste trabalho, as espécies fúngicas endófitas de sobreiro foram colhidas a partir de exemplares em diferentes locais de Portugal. A comunidade de fungos endófitos de ramos com diferentes idades foi estudada pela obtenção de isolados a partir deste material vegetal, e pelo agrupamento dos isolados em morfótipos. Este estudo permitiu a comparação das comunidades fúngicas endófitas em diferentes povoamentos florestais, sujeitos a condições climáticas distintas e a diferentes níveis de disponibilidade de água. Os resultados revelam que as comunidades endófitas são distintas entre os diferentes tecidos vegetais, sendo mais semelhantes entre os locais das florestas ou clima.

: comunidade endofítica; endófito; fungos; sobreiro.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License