42 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

FERNANDES, Josely D. et al. Alterações na salinidade do solo com o uso de diferentes doses de biocarvão. []. , 42, 1, pp.91-100. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA18248.

Biocarvão produzido com cama de galinha apresenta um pH de cerca de 10 e uma elevada concentração de cátions básicos. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar o efeito da aplicação do biocarvão na salinidade de um Latossolo Vermelho Amarelo. O ensaio experimental foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições utilizando colunas de 20 cm de altura preenchidas com solo, apresentando nos primeiros 5 cm da coluna, doses correspondentes a 0; 10; 15; 20; 25 e 30 t ha-1 de biocarvão misturadas ao solo, totalizando 24 unidades experimentais. Durante 30 dias, aplicou-se diariamente 44 mL de água desionizada em cada coluna. Após este período, foram retiradas amostras de solo, em cada coluna, em duas profundidades (0-10; 10-20cm) que foram analisadas quimicamente no que respeita a: CEse, pH, potássio, sódio, cálcio e magnésio. A partir dos resultados foram calculados os indicadores RAS e PST. As doses de biocarvão promoveram aumento da CEes, pH, Na e K, bem como da RAS e PST, sendo mais acentuado na primeira profundidade de avaliação para a maioria dos parâmetros analisados. O solo foi classificado como não salino, no entanto, o aumento verificado em todos os parâmetros analisados aponta para uma utilização cuidadosa do biocarvão em estudo.

: Oxissol; Cama de galinha; propriedades químicas do solo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License