42 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

CATAO, Hugo César Rodrigues Moreira    CAIXETA, Franciele. Teste de condutividade elétrica em sementes de soja com período de embebição reduzido. []. , 42, 2, pp.91-100. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.15833.

Testes de vigor que ofereçam rapidez e informações seguras sobre o potencial fisiológico das sementes é de fundamental importância no controle de qualidade. Objetivou-se por isso avaliar o efeito de diferentes temperaturas associados à redução do período de embebição das sementes de soja no teste de condutividade elétrica. Foram utilizados sete lotes de sementes da cultivar TMG 7062 IPRO. Para a caracterização inicial dos lotes determinou-se o teor de água, a primeira e a contagem final do teste de germinação, a emergência, o envelhecimento acelerado e a condutividade elétrica tradicional. A outra metodologia para o teste de condutividade elétrica proposta consistiu em usar 20 repetições de 10 sementes, colocadas em copos plásticos com 25mL de água deionizada, embebidas durante 10, 30, 60 e 120 minutos nas temperaturas de 30oC, 35oC, 40oC e 45oC. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado. Os resultados obtidos evidenciaram a possibilidade de reduzir o período de embebição dado terem sido semelhantes aos da metodologia tradicional. O teste de condutividade elétrica realizado com o período de embebição de 30 minutos nas temperaturas de 30 ou 35oC forneceu informações consistentes que permitiram a identificação de lotes de sementes de soja com diferentes níveis de vigor.

: Glycine max (L.) Merrill; vigor; período de embebição; temperatura.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License