42 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

BARRETO, Caroline F. et al. Raleio mecânico como alternativa no cultivo de pessegueiros. []. , 42, 2, pp.221-230. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.17178.

Nas principais regiões produtoras de pêssego, o raleio é executado de forma manual, exigindo elevada disponibilidade mão de obra e custo dessa prática. O raleio mecânico pode ser uma alternativa ao raleio manual de frutos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do raleio mecânico com distintos equipamentos em pessegueiros. O experimento consistiu dos seguintes tratamentos: raleio manual de frutos, raleio mecânico de flores com o equipamento Carpa Electro®, raleio mecânico de flores com o equipamento derriçadeira e raleio mecânico nos frutos com o equipamento derriçadeira. As variáveis avaliadas, a campo foram percentagem de queda de flores e frutos, frutificação efetiva, tempo de raleio, número de frutos por planta, massa média dos frutos e produção por planta. O raleio manual e o raleio mecânico de flores com o equipamento derriçadeira foram eficazes para aumentar a produção e o diâmetro dos frutos. O raleio mecânico de flores e frutos constituem-se como uma alternativa ao raleio manual de pessegueiros, devido à capacidade de remoção e a redução de tempo para a realização da pratica do raleio.

: remoção de flores e frutos; diâmetro de frutos; produção; Prunus persica.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License