42 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

STRUKER, Stevan et al. Influência do vigor de sementes nos atributos de produtividade da soja. []. , 42, 3, pp.111-120. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.16389.

Este estudo teve objetivo de avaliar a influencia de três níveis de vigor de sementes em caracteres do rendimento de grãos da soja cultivada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O experimento foi conduzido na safra agrícola de 2017/2018 no município de Condor, localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, organizado em esquema fatorial com dois genótipos de soja (NA 5909 RG e  BMX Ativa RR) e três níveis de vigor (alto, médio e baixo), dispostos em quatro repetições. Os dados foram submetidos aos testes homocedasticidades dos resíduos e homogeneidade das variâncias, análise de variância e interação entre genótipos de soja x níveis de vigor, correlação linear, algoritmo de Mahalanobis e análise biplot dos componentes principais. O uso de sementes com alto vigor determinou o estande de plantas por unidade de área e o rendimento de grãos da soja. Um incremento de 20% foi obtido para o rendimento de grãos devido o uso de sementes com elevado potencial fisiológico independente do genótipo de soja utilizado. A estabilidade inicial quando comprometida, influencia negativamente os componentes de rendimento, bem como, modificações abruptas na estrutura das plantas não resultaram em efeitos que compensassem a produção.

: Glycine max; cultivares de soja; rendimento de sementes; components de rendimento.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License