42 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MARTINS, Marlon Vagner Valentim; LIMA, Joilson Silva    SERRANO, Luiz Augusto Lopes. Características reprodutivas das castanhas de cajueiro-anão infectadas por Pseudoidium anacardii. []. , 42, 3, pp.191-200. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA.15211.

O oídio causado pelo fungo Pseudoidium anacardii é atualmente a doença mais importante do cajueiro no Brasil e na África Oriental. Os sintomas ocorrem em tecidos jovens das folhas, flores e frutos. Objetivou-se avaliar o efeito dos diferentes níveis de severidade do oídio na germinação de castanhas e no desenvolvimento das plantas seminais (seedlings) dos clones de cajueiro-anão ‘CCP 06’ e ‘BRS 189’. As castanhas foram separadas em níveis de severidade da doença variando de “0” a “5”. Avaliaram-se as características morfométricas das castanhas e das amêndoas, germinação das castanhas e o desenvolvimento das plantas até 65 dias após a sementeira. Os maiores níveis de severidade de oídio influenciaram negativamente a massa, o comprimento e a largura das castanhas, com consequente aumento na espessura, alterando o formato natural reniforme para o formato redondo. As amêndoas das castanhas do ‘CCP 06’ foram afetadas pela doença, apresentando redução na massa, no comprimento e na largura quando nos maiores níveis de severidade. A germinação das castanhas e as características biométricas das plantas de ambos os clones não foram prejudicadas pelo oídio, mesmo em níveis elevados de severidade nas castanhas.

: Anacardium occidentale; oídio; germinação das castanhas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License