42 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

TERNUS, Ricardo Miotto et al. Pureza física de sementes forrageiras no Brasil. []. , 42, 4, pp.111-120. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.17589.

Este estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade física, identificar os contaminantes de sementes de espécies forrageiras e graníferas no estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir dos resultados obtidos a partir de amostras de lotes de sementes coletadas pelo Programa Estadual de Inspeção, da Divisão de Inspeção de Insumo da Secretaria Estadual de Defesa Vegetal, Santa Catarina, Brasil. Lotes de sementes de azevém (Lolium multiflorum) (nacional), aveia preta (Avena strigosa), aveia (Avena sativa) e capim-sudão (Sorghum sudanense) comercializadas em Santa Catarina entre os anos de 2013 a 2015 apresentam não conformidades quanto à presença de outras sementes por número em relação a regulamentação brasileira. Dentro dos lotes de sementes forrageiras comercializadas em Santa Catarina, apenas lotes de sementes de milheto (Setaria italica) e azevém (importadas) apresentaram número de outras sementes abaixo do limite legal, mantendo-se dentro dos padrões de comercialização, independente do ano analisado.

: ciência e tecnologia de sementes; padrões técnicos; produção de sementes.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License